Agora vejam os nossos amiguinhos a jogar ao Jogo das Decisões.
quinta-feira, 13 de junho de 2013
terça-feira, 11 de junho de 2013
Olá amigos,
No âmbito do projeto «Crescer a brincar» ( que abraçámos no ano letivo anterior), a turma elaborou desenhos e escreveu textos.
O mote para esta atividade começou com a leitura e análise da Banda Desenhada «O Bigodes a vencer o Inferiorizado». Nesta Banda Desenhada, O Bigodes que é um gatinho bonito sente que não é capaz de fazer determinadas coisas porque acha que não consegue.
No fim, o gatinho pensa :
- Se os outros conseguem, porque é que eu não hei-de conseguir?
- Toda a gente aprende...
- Alguma vez tem de ser a primeira. Vou tentar!
E, assim foi. O Bigodes deixou de se sentir inferiorizado e conseguiu ultrapassar este sentimento desagradável.
Vejam os trabalhos dos nossos meninos...
sexta-feira, 7 de junho de 2013
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Olá outra vez...
Hoje comemorou-se na nossa Escola o Dia Mundial do Ambiente.
Para assinalar esta data e, no âmbito do projeto Eco-Escolas, foi colocado numa parede da Escola um painel de azulejos. Este painel de azulejos é constituído por vários azulejos e, cada um destes azulejos foi pintado por uma turma da Escola.
Como a nossa turma adere a todas as atividades e muito mais, também os nossos meninos e meninas pintaram o seu azulejo.
Aqui vai...
terça-feira, 4 de junho de 2013
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Amanhã é o Dia Mundial da Criança. A turma debateu este tema e pesquisou sobre os direitos das crianças que constam da Declaração dos Direitos da Criança.
Aqui vão os Direitos da Criança....
1- Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.
2- Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
3- Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que se possam desenvolver fisicamente e intelectualmente.
4- Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade.
5- Todas as crianças têm direito à alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.
6- As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm direito à educação e cuidados especiais.
7- Todas as crianças têm o direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
8- Todas as crianças têm o direito à educação gratuita e ao lazer.
9 - Todas as crianças têm o direito a ser socorridas em primeiro lugar, em caso de acidentes e catástrofes.
10 - Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.
11 - Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre pares.
12 - Todas as crianças têm o direito de viver saudavelmente.
13 - Todas as crianças têm o direito a ter um nome.
14 - Todas as crianças têm o direito ao estudo e ao lazer.
Aqui vão os Direitos da Criança....
1- Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.
2- Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
3- Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que se possam desenvolver fisicamente e intelectualmente.
4- Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade.
5- Todas as crianças têm direito à alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.
6- As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm direito à educação e cuidados especiais.
7- Todas as crianças têm o direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
8- Todas as crianças têm o direito à educação gratuita e ao lazer.
9 - Todas as crianças têm o direito a ser socorridas em primeiro lugar, em caso de acidentes e catástrofes.
10 - Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.
11 - Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre pares.
12 - Todas as crianças têm o direito de viver saudavelmente.
13 - Todas as crianças têm o direito a ter um nome.
14 - Todas as crianças têm o direito ao estudo e ao lazer.
Aqui vai mais um texto.
« Se eu fosse lápis durante um dia... »
Se eu fosse um lápis gostava de ser um lápis de coleção e, só ser utilizado em momentos especiais, ou melhor, em textos especiais. Se o meu dono me utilizasse muitas vezes, eu acabaria por ficar muito pequenino e ia para o cesto dos papéis.
Eu queria viver numa lata, em cima de uma secretária e, estar sempre muito descansadinho.
Um dia, o meu dono decidiu oferecer-me à sua filha e, tal, foi um desastre. Ela tanto me afiou que acabei por ir parar ao cesto dos papéis.
A turma tem vindo a debater o tema da poluição, quer seja a poluição atmosférica, a poluição aquática e, ainda, a poluição sonora.
Desta forma, e, porque os alunos já se encontram familiarizados com o tema, decidimos elaborar um texto ao qual chamámos « A cura ».
Aqui vai...
O Planeta Azul estava à procura dos seus amigos, a baleia, o lobo e a águia. Ele necessitava urgentemente de saber porque é que tinha manchas vermelhas por todo o corpo. Seria da POLUIÇÃO?
Sendo assim ele encontrou a baleia e perguntou:
- Oh baleia, grande mamífero aquático, o que é que me está a acontecer?
- Eu não sei, eu não consigo nadar. O mar está poluído porque os petroleiros estão sempre a derramar petróleo no mar. - Respondeu a amiga baleia, muito triste.
O Planeta Azul encontrou o lobo a uivar e perguntou:
- Oh lobo, porque razão estou a ficar com manchas vermelhas por todo o corpo?
- Não faço ideia. Eu não consigo andar porque há lixo no chão, por isso, também cheira muito mal e, assim, não consigo caçar as minhas presas porque não lhes sinto o rasto. Respondeu o lobo.
O Planeta Azul viu a águia que não conseguia voar e, perguntou-lhe, muito aflito:
- Oh águia, porque é que não consegues voar? Sabes o que se passa comigo?
- Eu não consigo voar porque o ar está muito poluído. As fábricas e os automóveis poluem o ar com o seu fumo. Planeta Azul, tu estás doente porque as pessoas são muito poluidoras e, é por isso, que tens manchas vermelhas. - Explicou a águia.
- Obrigado, senhora águia, pela sua explicação. Agora já sei como acabar com estas manchas e, ficar, mais saudável.
Então, os três amigos decidiram reunir-se e, foram falar com as pessoas. O Planeta Azul e, os três amigos, pediram às pessoas que não poluíssem o meio ambiente. Assim, a pouco e pouco, a poluição foi acabando, até que, acabou de vez. Desde então, as pessoas começaram a reciclar e, a respeitar, mais frequentemente, o significado da política dos 3 R ( Reduzir, Reutilizar e Reciclar ). E, assim, o Planeta Azul nunca mais teve manchas vermelhas e, até está mais saudável.
Desta forma, e, porque os alunos já se encontram familiarizados com o tema, decidimos elaborar um texto ao qual chamámos « A cura ».
Aqui vai...
O Planeta Azul estava à procura dos seus amigos, a baleia, o lobo e a águia. Ele necessitava urgentemente de saber porque é que tinha manchas vermelhas por todo o corpo. Seria da POLUIÇÃO?
Sendo assim ele encontrou a baleia e perguntou:
- Oh baleia, grande mamífero aquático, o que é que me está a acontecer?
- Eu não sei, eu não consigo nadar. O mar está poluído porque os petroleiros estão sempre a derramar petróleo no mar. - Respondeu a amiga baleia, muito triste.
O Planeta Azul encontrou o lobo a uivar e perguntou:
- Oh lobo, porque razão estou a ficar com manchas vermelhas por todo o corpo?
- Não faço ideia. Eu não consigo andar porque há lixo no chão, por isso, também cheira muito mal e, assim, não consigo caçar as minhas presas porque não lhes sinto o rasto. Respondeu o lobo.
O Planeta Azul viu a águia que não conseguia voar e, perguntou-lhe, muito aflito:
- Oh águia, porque é que não consegues voar? Sabes o que se passa comigo?
- Eu não consigo voar porque o ar está muito poluído. As fábricas e os automóveis poluem o ar com o seu fumo. Planeta Azul, tu estás doente porque as pessoas são muito poluidoras e, é por isso, que tens manchas vermelhas. - Explicou a águia.
- Obrigado, senhora águia, pela sua explicação. Agora já sei como acabar com estas manchas e, ficar, mais saudável.
Então, os três amigos decidiram reunir-se e, foram falar com as pessoas. O Planeta Azul e, os três amigos, pediram às pessoas que não poluíssem o meio ambiente. Assim, a pouco e pouco, a poluição foi acabando, até que, acabou de vez. Desde então, as pessoas começaram a reciclar e, a respeitar, mais frequentemente, o significado da política dos 3 R ( Reduzir, Reutilizar e Reciclar ). E, assim, o Planeta Azul nunca mais teve manchas vermelhas e, até está mais saudável.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Vinda da escritora Luísa Ducla Soares à nossa Biblioteca
No dia 6 de março, a turma encontrou-se na Biblioteca com a escritora Luísa Ducla Soares, autora de cerca de 140 livros, escritos desde que começou aos dez anos de idade. Esta escritora é também a autora de muitos dos textos que se encontram no manual de Língua Portuguesa dos alunos.
A turma elaborou trabalhos e pintou uma Banda Desenhada.
De entre os trabalhos escritos produzidos pelos alunos destaco o poema « Futuro ao Contrário », « Rimas divertidas », uma entrevista feita à escritora, a história « A senhora saudável » e a Banda Desenhada.
A escritora é uma pessoa muito criativa e acessível às crianças e dispôs de algum do seu tempo para autografar os textos de que é autora e que se encontram nos manuais dos alunos.
Atelier « A hora da Terra »
Dia 4 de março, a turma recebeu a visita do técnico do Centro Ambiental da Pena, sr. Edgar.
Este técnico apresentou um Powerpoint relacionado com a importância da preservação do Meio Ambiente e da necessidade de todos pouparmos energia. Os alunos aprenderam alguns conselhos relacionados com a poupança de energia.
A iniciativa « A hora da Terra » surgiu na Austrália, quando alguém teve a ideia de sensibilizar as pessoas para que poupem energia. Passado algum tempo, a iniciativa abraçada por um país e uma cidade passou a ser copiada por mais de 7000 países e mais de 152 cidades.
Esta iniciativa celebra-se dia 23 de março e, neste dia, todos devemos desligar as luzes nas nossas casas, entre as 20.30h e as 21.30h. Neste dia, a turma sugere que as pessoas usem a sua imaginação fazendo um jantar à luz das velas, jogando jogos no escuro ou ouvindo música.
A turma elaborou ainda ,como recordação desta atividade, lanternas de papel para iluminação que, foram posteriomente pintadas e decoradas pelos alunos.
Finalmente, os alunos fizeram a sua avaliação da atividade.
Aqui se deixa uma mensagem ...
Portugal, adere a esta iniciativa!!!
Olá amigos, voltei com novidades sobre os meus alunos.
Por alturas da comemoração do Natal na Escola, eu e a turma decidimos fazer uma troca de presentes. Todas as crianças aderiram a esta iniciativa que acharam muito interessante.
Aqui vai a foto da partilha de presentes e, também a Mãe Natal que chegou com o saco bem recheado de presentes.
Por alturas da comemoração do Natal na Escola, eu e a turma decidimos fazer uma troca de presentes. Todas as crianças aderiram a esta iniciativa que acharam muito interessante.
Aqui vai a foto da partilha de presentes e, também a Mãe Natal que chegou com o saco bem recheado de presentes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)