quarta-feira, 28 de novembro de 2012



Comemoração do Dia Mundial da Ciência

A turma comemorou o Dia Mundial da Ciência, através da realização de uma atividade experimental.  Esta atividade experimental pretendia dar resposta à seguinte questão: «Será que também existe atividade vulcânica no mar?»  
A professora Isabel Pires convidou a professora de Ciências, Cidália Dores, para realizar esta experiência com os seus alunos. A professora Cidália manifestou, de imediato, a sua disponibilidade e, com a sua simpatia e empenho, os alunos foram chegando à conclusão de que também existe atividade vulcânica no mar.
Esta foi mais uma das atividades promovidas pela professora e que foi do agrado geral da turma.
Segue-se em anexo, o protocolo que os alunos tiveram que preencher posteriormente.












AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
EBI Prof. Drº Aníbal Cavaco Silva

 
Protocolo experimental

Experiência «Atividade vulcânica efusiva aquática»
«Será que também existe actividade vulcânica no mar?»
           
            1º Introdução
            Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície terrestre . Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.
            A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Na Terra, os vulcões tendem a formar-se junto das margens das placas tectónicas.
            A palavra "vulcão" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana  Vulcano. A ciência que estuda os vulcões é chamada de vulcanologia e o profissional que atua na área é o vulcanólogo.
            Tipos de Actividade Vulcânica

Actividade efusiva
  • Magmas básicos
  • Emissão lenta de lavas
  • Deslocam-se a grandes distâncias
  • Grande fluidez
  • As características do magma permitem a libertação tranquila dos gases.
Actividade explosiva
  • Magma ácido e viscoso
  • A lava flui muito lentamente
  • Solidifica perto da chaminé ou perto desta
  • Devido à sua viscosidade, tem dificuldade em libertar os gases
  • Adquirindo muita tensão provoca explosões muito violentas
  • Projecção de matérias
  • As explosões podem provocar a destruição parcial ou total do aparelho vulcânico.
Actividade mista
  • Explosões violentas
  • Emissão lenta de lava.

2º Material necessário
·         Tina de vidro;
·         Copo de precipitação de 40 ml;
·         Colher;
·         Pipeta;
·         Bicarbonato de sódio;
·         Garrafa de vinagre;
·         Corante alimentar de cor vermelha;
·         Água.

3º Procedimento/Protocolo
·         Colocaram-se 3 l de água na tina de vidro;
·         Colocaram-se 20 gotas de corante alimentar de cor vermelha no copo de precipitação;
·         Juntou-se 1 colher de bicarbonato de sódio ao corante alimentar de cor vermelha e dissolveu-se;
·         Em seguida, aproximou-se o copo de 40 ml da tina de vidro e, com a garrafa de vinagre, encheu-se o copo de precipitação. Entretanto, o vinagre misturou-se com a solução anteriormente obtida;

·         Finalmente, colocou-se o copo de precipitação dentro da tina de vidro.


4º Observações

·         Descreve a experiência que observaste e ilustra-a.


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5º Conclusão

·         Escreve o que concluíste.

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                                  Bom trabalho!

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