domingo, 22 de novembro de 2015

Bibliografia de Lídia Jorge

Lídia Jorge nasceu em Boliqueime a 18 de Junho de 1946, e licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da  Universidade de Lisboa, tendo sido professora do Ensino Secundário. Lesionou em Angola e Moçambique, mas a maior parte de tempo foi em Portugal.
 A publicação do seu primeiro romance, O Dia dos Prodígios (1980) constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da literatura portuguesa. Seguiram-se os romances O Cais das Merendas (1982) e Notícia da Cidade Silvestre (1984), ambos distinguidos com o Prémio Literário Município de Lisboa. Mas foi com A Costa dos Murmúrios (1988), que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das letras portuguesas.
Os romances de Lídia Jorge encontram-se traduzidos em mais de vinte línguas, e constituem objecto de estudo nos meios universitários portugueses e estrangeiros, tendo-lhes sido dedicadas várias obras de carácter ensaístico.

A assinalar o 30.º aniversário da publicação de O Dia dos Prodígios, a Câmara Municipal de Loulé promoveu a exposição bio-bibliográfica Trinta Anos de Escrita Publicada, entre novembro de 2010 e março de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário